Criar um Site Grátis Fantástico
ALIMENTO DIARIO
ALIMENTO DIARIO

  

 

 

Libertos para Servir a Deus A edificação do tabernáculo (Êx 25:8-9)
Semana 6 - Sábado
Ler com oração   Ler: Êx 28:3-9, 12, 15-21, 28-30, 41; 39:1-31       
"Todo aquele, pois, que ouve estas minhas palavras e as pratica será comparado a um homem prudente que edificou a sua casa sobre a rocha " (Mt 7:24)

 

UMA APLICAÇÃO PRÁTICA DA PALAVRA DE DEUS

O capítulo trinta e nove do livro de Êxodo descreve as vestes sagradas do sacerdote. A estola sacerdotal, ou éfode, era um desses itens (vs. 2-7; 28:12). Além do éfode, havia na veste sacerdotal uma espécie de bolsa chamada peitoral para se carregar o Urim e o Tumim, que serviam para definir a vontade de Deus e interpretar Sua palavra (28:30; Nm 27:21; 1 Sm 28:6).


Como vimos na semana passada, esse item pode ser aplicado aos colportores de hoje. Quando os colportores saem para pregar o evangelho, carregam os livros espirituais que, além de suprir as pessoas de vida, ajudam-nas a penetrar mais facilmente na Palavra de Deus e conhecer Sua vontade. Além disso, por meio de suas orações, os colportores levam perante o Senhor os nomes das pessoas que contatam, à semelhança do que fazia o sacerdote no Antigo Testamento, que carregavam em seus ombros (responsabilidade) e no coração (amor) os nomes dos filhos de Israel (Êx 28:12, 29). Aparentemente eles estão numa posição inferior aos demais irmãos, mas, porque estão envolvidos com a Palavra de Deus hoje e buscam estar sempre em Sua presença, acreditamos que terão uma posição elevada no reino vindouro.


Todos os itens do tabernáculo, como a mesa dos pães da proposição, o candelabro, o altar do incenso e as vestes sacerdotais, podem ser relacionados com nossa vida cristã. Não devemos ficar contentes em apenas resolver o problema de pecados no altar de holocausto. Isso ainda não é suficiente. Precisamos ser iluminados pela luz do candelabro, isto é, pela Palavra de Deus. Às vezes cometemos pecados dos quais não estamos cientes, mas, quando chegamos perto do candelabro, recebemos luz. Quanto mais luz buscamos, mais provisão recebemos para amadurecermos na vida divina e cooperarmos na edificação da igreja de Deus, o verdadeiro tabernáculo, de acordo com o modelo ordenado por Deus em Sua Palavra.

 


Palavra-chave: Ser iluminados pela Palavra de Deus.

Pergunta: Que relação há do éfode, o peitoral, o Urim e Tumim com os colportores?


“A visão do tabernáculo” – caps. 6, 9 e 12 – Dong Yu Lan.
“Sucesso e fracasso de um líder” – cap. 5 – Dong Yu Lan.